Calendário Brasil Calendário Brasil

Bolsa Família

O programa de distribuição de renda Bolsa Família tem como objetivo ajudar as família consideradas pobres ou de extrema pobreza a ter acesso a direito constitucionais como alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Apesar de criticado por uma parte da população, o Bolsa- Família é um programa muito importante para que famílias consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza, e apesar do valor não ser muito alto, é um complemento muito importante na renda de milhões de brasileiros, isso se não for a única renda.

Renda familiar e o bolsa família

O programa Bolsa família é destinado a pessoas pobres ou extremamente pobres, e são milhões no Brasil com nesta situação de vulnerabilidade. Todo ano o Governo Federal altera os valores das renda per capta que caracteriza uma família como pobre ou extremamente pobre para ter acesso ao programa de distribuição de renda.

As famílias consideradas pobres participam do programa com as extremamente pobres desde que tenham em sua composição gestantes e crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

Como receber o Bolsa Família

Para fazer parte do programa Bolsa Família, a pessoa tem que estar cadastrada no Cadastro Único dos programas sociais do governo. O responsável por incluir as pessoas no cadastro são os municípios, ou seja, é necessário procurar o responsável pelo Bolsa Família na cidade onde a pessoa mora.

A prefeitura faz o cadastro, já a seleção para participar do programa é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e é levado em consideração a renda e composição familiar. Para não haver problemas como cancelamento do Bolsa Família, é encessário atualziar o cadastro na Prefeitura em no máximo a cada dois anos.



TITULO DESCRIÇÃO
Calendário Bolsa Família 2016 Calendário de pagamento do programa de combate à fome do governo Federal, Bolsa Familia, para o ano de 2016.